BANDA CALYPSO - HISTÓRIA

História

Antes da banda
No estado do Pará em um jantar na casa de Kim Marques, companheiro de Joelma na banda Fazendo Arte, Chimbinha é apresentado a Joelma, e em pouco tempo começam a ter um relacionamento amoroso. Joelma estava de saída do grupo Fazendo Arte e indo rumo a carreira solo, como produtores estavam Kim Marques e Chimbinha ao seu lado que era muito conhecido na região por seus trabalhos como produtor e sua performance como guitarrista. Mas com o projeto do CD solo seria difícil os dois manterem o relacionamento, pois cada um teria que seguir seu caminho, dai então em conversa os dois decidem criar uma banda, a Banda Calypso.

Inicio da banda e dificuldades
A Banda Calypso foi criada em 1999, na transformação do disco solo de Joelma no álbum Banda Calypso Volume 1. O começo da banda foi difícil pois mesmo com muitos contatos não havia quem quisesse lançar o trabalho, depois de tantas tentativas em vão tiveram a sorte de uma parceria que possibilitou a venda de 1000 discos apenas para avaliar sua vendagem, em menos de uma semana os discos se esgotaram. Apesar das dificuldade a banda conseguiu vender mais de 500 mil cópias de seu primeiro disco.
Com o sucesso em Belém com o single Vendaval, junto de outras musicas logo foram divulgados ao Nordeste, ao chegarem na região fizeram diversos shows que além de Joelma tinha a presença do cantor Dinho em palco, dentre tantos shows teve o que deu origem ao primeiro álbum ao vivo Banda Calypso Ao Vivo (Recife), com mais ritmos, melhor som e com esse disco aumentou a divulgação pelo Nordeste, e começaram a se lançar pelas demais regiões brasileiras. Mesmo com o sucesso dos discos a banda não era inteiramente conhecida e necessitava de reconhecimento pelo fato de que muitas bandas se aproveitavam do sucesso pra lançar-se em shows se dizendo ser a Banda Calypso. Vieram para São Paulo e foram pedir ajuda na divulgação à Gilberto Barros, mais conhecido como Leão, pois em seu programa tinham muitos convidados de musica regional, com o pedido atendido a banda se apresenta em 2002 no Sabadaço cantando Dançando Calypso, logo foram indo cada vez mais ao programa e tendo presença sempre, fizeram uma grande amizade com Gilberto que não negava ser fã deles e demonstrava afeto em plena rede nacional.
Após o sucesso do disco ao vivo a banda entrou em estúdio para gravar seu terceiro disco, com a conclusão do projeto que tinha arranjos e produção de Chimbinha a banda sofreu uma ação de plagio de seu álbum por outra banda paraense, mas no entanto não tirou a motivação da banda em lançar um novo álbum e ultrapassar a marca de 700 mil copias vendidas, sendo que o grupo que viera a plagia-los só havia vendido 50 mil. As músicas que tiveram mais destaque entre coletâneas que reuniam diversas bandas foram as baladas românticas Maridos e Esposas e Desfaz as Malas, mas os hits dançantes tiveram grande importância dentre eles Temporal, Só Vai Dar Eu e Você (cantada por Dinho), Príncipe Encantado e Chamo por Você foram outros grandes destaques do CD Banda Calypso Volume 3.

Reconhecimento nacional e Gravidez
Depois de altos e baixos a banda volta a Recife para estar na festa do São João da Capitá, que teve exibição na Rede Globo, com músicas dos três discos lançados o publico participou do show do inicio ao fim, cantando e dançando todas as músicas. Mostrando o resultado de toda a experiência, pelo Brasil, mídia e com cada vez melhor vendagem de discos, a banda entra em estúdio para gravar seu quarto disco, com todos os ritmos que sempre ousam em usar e levar um disco bem dançante Banda Calypso Volume 4 foi mais um trabalho marcante da banda com seu principal single Pra Te Esquecer, e as baladas românticas Imagino e Tic Tac, entre outros grandes sucessos, levou o disco para mais premios ultrapassando a marca de 600 mil exemplares em 2003, no mesmo ano foi gravado e lançado o primeiro DVD da banda gravado em São Paulo na casa de show do Patativa, com um publico de 30 mil pessoas o show da banda mostra o porque de todo o sucesso e grande vendagem. O show foi lançado em CD e DVD com o titulo Banda Calypso Ao Vivo em São Paulo, o projeto foi além do imaginado levou a banda ao gosto nacional, agora a banda era realmente reconhecida em todo Brasil, o disco inteiro foi um sucesso, mesmo seus principais singles sendo os relançamentos de Dançando Calypso e Temporal todas as musicas tiveram reconhecimento.
Dentre tanta correria, com 2 álbuns naquele ano e um DVD, mais uma noticia , Joelma esta grávida do seu terceiro filho, mas o primeiro com o guitarrista e produtor Chimbinha, a noticia foi dada no programa Sabadaço, junto de Gilberto Barros. Mas a gravidez não impediu que os shows da banda continuassem pelo contrário foi uma época em que a agenda deles nunca esteve tão cheia, em entrevista Joelma afirma que era difícil e que nas primeiras apresentações acabou passando mal, para resolver o problema ela enchia e esvaziava uma bexiga minutos antes dos shows, para a cantora foi o melhor método para aquela situação. No dia 11 de Julho de 2004 nasce Yasmin, no final do mesmo ano a banda lança Banda Calypso Volume 6, que tem incluído uma faixa chamada Minha Princesa que tem o choro de Yasmin antes do ultimo refrão.
Fenômeno nacional e carreira internacionalA banda estava a todo o vapor em 2004, com as ótimas vendas do DVD, o lançamento do novo álbum, e o nascimento da filha, a banda não parou e providenciou ainda em 2004 a gravação do segundo DVD agora em Manaus que se chamaria Calypso na Amazônia, no sambódromo num show com mais de 50 mil expectadores, a banda estava pronta para impressionar a todos e anunciou seus projetos novamente no Sabadaço com Gilberto Barros. Mas além dos projetos no Brasil a banda iniciava sua primeira turnê internacional no começo de 2005, passando por países como EUA, Itália, Portugal e Suécia, entre outros paises da Europa.
Ao retornarem ao Brasil são convidados para estar pela primeira vez no Domingão do Faustão da Rede Globo, ao se apresentarem comentam sobre sua turnê, sua historia, e os diversos ritmos utilizados em suas musicas e o novo projeto em manaus, que havia sido lançado a aproximadamente 10 à 15 dias, neste mesmo dia levam para casa discos de ouro, platina e diamente pela venda do album Banda Calypso Volume 6, e Diamante triplo (3x diamante) pelo DVD Calypso na Amazônia, daí não houve mais nenhuma dúvida de que ali estavam novos nomes da musica brasileira
Neste ano a banda passou a ser chamada de fenômeno, seus CD's e DVD's eram os mais vendidos, tinham exclusivo espaço na mídia, e tudo isso sem uma grande gravadora ou um grande empresário, seu sucesso não tinha patrocinios, seus discos por serem independentes eram os mais baratos do mercado, tendo mais uma vantagem a banda estava no seu auge sem dúvidas. Passaram a se apresentar em varios programas de TV, festivais, programas de radio, e fizeram um dueto com Bruno e Marrone na musica Por Que choras?, da dupla, que fez um grande sucesso sem mesmo ter sido lançada como single era considerada uma das melhores musicas do ano. A banda nesse final de ano chamava a atenção por ter quatro discos na lista dos 50 mais vendidos do Brasil, e seus dois DVD's na lista dos 20 mais vendidos, sem dúvida a banda estava crescendo cada vez mais e chamando a atenção por onde passava. Mas mesmo com todo o assédio da imprensa nunca deixaram de dizer que tinham orgulho de onde vinham, e mostrar a todos que são pessoas comuns com qualidades, defeitos, e sentimentos. Apesar do sucesso não se pode evitar as criticas, que afirmavam que era um fenômeno passageiro, e que queriam ver se seus próximos projetos seriam tão lucrativos e bem sucedidos.
É lançado em outubro de 2005 Banda Calypso Volume 8, com 17 músicas inéditas e a dúvida se conseguiriam emplacar mais um album. O album inteiro foi um sucesso além dos singles Isso é Calypso, Tchau Pra Você e Esqueça Meu Coração as demais musicas do disco tinham um sucesso gigantesco. Em uma semana o disco vendeu mais de 500 mil copias, a ganhou disco de platina, para muitos é considerado o melhor album da banda, neste mesmo ano ganharam o Prêmio Revelação do Ano no Domingão do Faustão e fizeram o Reveillow na cidade de Salvador num show transmitido pela Band (Fazendo a emissora ficar em segundo lugar no Ibope, melhor índice da Band já registrado).
Em 2006 a banda volta com novos projetos dentre eles seu terceiro DVD, que seria realizado numa turnê por cinco capitais brasileiras, que são Brasilia, Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Belém. O projeto chamou a atenção de todos, mas enquanto não estava finalizado a banda lançava mais uma coletania As 20+, que era um relançamento da coletânia anterior Os Maiores Sucessos da Banda Calypso, com mais quatro músicas, Pra te esquecer, Imagino, Fala pra mim e Paquera. Ainda em 2006 foram indicados ao Grammy Latino, pela produção do CD Banda Calypso Volume 8, concorrendo na categoria, Melhor álbum de música regional ou de raízes brasileiras, mas no final o prêmio foi para Chitãozinho e Xororó.
Em 05 de Agosto de 2006 a banda encerra o quinto e último show do projeto Calypso pelo Brasil que foi realizado em Belém, no dia seguinte estavam no ginásio do Ibirapuera para o show do Criança Esperança. Em setembro de 2006 lançam Calypso pelo Brasil, que foi muito aguardado pelo público, midia e criticos, o sucesso foi ótimo, foi muito bem aceito a banda novamente tem altas vendas do projeto que somente em 3 meses ja tinha 500 mil cópias do disco e 500 mil do DVD, a banda foi muito elogiada pelo projeto e pela qualidade do show apresentado. Logo após o lançamento do DVD foram a Nova York participar do Brazilian Day, junto de grandes nomes como, Sandy e Junior, Leonardo e Babado Novo numa apresentação para mais de 1 milhão e 200 mil pessoas.

Escandâlos
Mas além de sucesso, escandâlos começaram a aparecer, antes do término dos shows do projeto Calypso pelo Brasil o pai de Joelma apareceu pedindo ajuda e levou a midia sua situação, além disso a midia divulgava que a filha de Joelma foi abandonada no Pará, mas ela foi em publico e disse que a filha se encontra no Norte por pura vontade pois não conseguiu se adaptar em São Paulo. Apos tantos escândalos e a conclusão do terceiro DVD, mais uma bomba, o dançarino Frank cai da sacada de um hotel que estavam hospedados após o show, foi um dos casos mais falados sobre a banda, o dançarino mantinha namoro secreto com a dançarina Thaís, houve 2 versões para o desfecho desta história, uma versão diz que ele pode ter se suicidado atirando-se da sacada, e na outra que ele teria sido empurrado pela dançarina e as companheiras que se encontravam junto, foi dito que a dançarina tinha um relacionamento com outra pessoa a um bom tempo. Dentre tantas coisas o ônibus da banda pega fogo, dentre essas noticias todas tiveram ponho jornalistico, mas não foi o suficiente para a banda deixar de seguir com seu trabalho.

A Volta Por Cima
Após escândalos e muita correria, 6 meses depois do lançamento de Calypso pelo Brasil, a banda lança seu décimo disco Banda Calypso Volume 10 com a participação de Leonardo e Bell Marques, vocalista do Chiclete com Banana, no disco tambem se encontra uma musica composta por Paulo Ricardo chamada Eclipse Total, o disco teve otima aceitação em menos de 2 semanas vendeu mais de 500 mil cópias, alem disso logo estavam com uma nova coletânea a venda 100% Banda Calypso, que reunia seus sucessos em versões ao vivo dos seus tres DVD's foi o primeiro disco a ser lançado por uma grande gravadora, este foi lançado pela Som Livre, mas o curioso foi que não incluia alguns singles que estavam fazendo muito sucesso, a banda se interessou em relembrar sucessos e mostrar musicas que não tiveram tanto destaque.
Em pesquisa sobre vendagem de discos no top 10 a banda aparece em duas colocações por seus dois ultimos trabalhos, Banda Calypso Volume 10 e 100% Banda Calypso, mais uma vez a banda mostra que não é so um fenômeno passageiro. Em pesquisa novamente mas sobre popularidade musical a banda é a mais citada tornando-se a banda mais popular do Brasil. Em resultado da vendagem, popularidade e reconhecimento geral a banda acaba sendo considerada a maior banda do Brasil.
No final do mesmo ano foi gravado e lançado o CD/DVD Banda Calypso Ao Vivo em Goiânia, com mais um diferencial, o show era composto de musicas inéditas, apenas 4 sucessos foram colocados no show do disco. o disco teve mais destaque pelas musicas românticas, se destacaram entre elas Muito Além do Prazer e Doce Mel, em resultado em 2008 eles lançam um uma novidade um disco acústico intitulado Banda Calypso Acústico, que trazia musicas ineditas e regravações de grandes sucessos, foi alvo de diversas criticas positivas e negativas mas não deixou de ser um álbum bem vendido. Em 2008 esse foi o único projeto lançado pela banda.

Convites e Curiosidades
Em 2008 a Banda Calypso participou do Estúdio Coca-Cola Zero, com a banda Paralamas do Sucesso, apresentando um show que misturou os estilos Calipso e Rock, na intenção de combater o preconceito musical produzindo arranjos de qualidade com sucessos de ambas as bandas, mesmo com o sucesso a junção de ambos gerou muita polêmica por partes de varios fãs de rock, mas acabou com muito sucesso por esse forte impacto.
Na internet é possível encontrar em diversos sites, como o Desciclopédia, piadas sobre a capacidade musical do guitarrista Chimbinha, ironizando o fato de que em nenhuma de suas aparições públicas ele estava com a guitarra plugada em algum aparelho ou, pelo menos, não aparentava estar. Ironicamente, a forma de piada escolhida pelos internautas foi "elevar" o músico à categoria de "Deus" de seu instrumento, sendo citado como mestre e criador do instrumento, bem como de vários estilos musicais, e também como professor de grandes nomes da guitarra como Eric Johnson, Steve Vai, Zakk Wylde, Joe Satriani, Slash e outros. Outra piada que também correu por alguns blogs e sites foi referente a uma foto com uma fã em que ele aparece vestindo uma camiseta da banda de black metal Cradle Of Filth.
A banda também foi convidada para fazer uma participação no sexto disco de estudio da banda Aviões do forró, nele Joelma faz dueto com Alexandre(vocalista) na canção "Agora Chora". Tambem em 2008 a banda é convidada para participar da música "Passaros Noturnos" de Zé Ramalho, Joelma em uma entrevista diz ter perguntado, "Qual é a pegadinha?", pois não estava acreditando que iria participar de um trabalho com Zé Ramalho.
A Banda Calypso foi escolhida pele público angolano para participar do projeto Dia da Amizade Angola Brasil, em parceria com a Rede Globo a banda fez um show em Luanda, Capital da Angola, para 40 mil pessoas, o show teve intenções sociais e políticas de firmar a amizade entre ambos países.
Em turnê pelos EUA a banda Calypso gravou a música Acelerou em inglês (Accelerated), a nova versão da música, foi pedida para compor a trilha sonora de um filme americano, ainda não estreado.
No início de 2009 a banda foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz, por sua atuação em benefício da região norte, porém recusou a indicação, alegando não poder cumprir com os compromissos impostos pela indicação, por já ter a agenda completamente lotada.
No mês de fevereiro a banda foi convidada para participar do carnaval pernambucano, arrastando cerca de 2 milhões de pessoas no maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada.

Uma Década de Sucesso
A banda próximo a completar uma década esta com diversos projetos, foi lançado em 2009 o album Banda Calypso Amor Sem Fim que traz novas influências musicais, que traz uma nova cara para a banda, e além do disco a banda esta pronta para uma nova aposta internacional, estão em estúdio para gravação de um disco em espanhol, que reunirá sucessos atuais e sucessos antigos, assim expandido a banda para novos países, com grande aposta na América do Sul. Mesmo com um novo disco e um projeto em espanhol, a banda esta nos preparativos para um trabalho de comemoração dos 10 anos de carreira.

Joelma, cantora de voz doce, se tornou muito conhecida em Belém no início de sua carreira quando participava de festivais de música e atuava pela Banda Fazendo Arte. No palco Joelma é uma artista completa, canta, dança e interpreta canções, fazendo tudo isso durante todo o show. Joelma cresceu muito artisticamente, comparando o cd vol.1 com o vol. 4, já percebe-se uma grande diferença em sua voz, que a cada dia está mais perfeita e bonita.
Clique aqui para ler o Perfil da Joelma



Chimbinha começou a tocar aos 12 anos, influenciado pelas guitarradas dos mestres paraenses Vieira e Curica fez um som que é a cara da Banda Calypso. Fraseados limpos e elegantes de sua guitarra fazem de Chimbinha uma unanimidade entre os músicos paranses. Chimbinha foi responsável por inserir novas batidas e muito mais swing as canções, e isso o fez ser reconhecido nacionalmente pela revista Showbiss, como uma grande revelação da música brasileira entre artistas de todos os ritmos e estilos.

MURAL DE RECADOS